EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Festival Yawa

A Floresta Yawanawa está chamando!

FESTIVAL YAWA 2018 – Nota de Cancelamento

Há 16 anos na T.I. Rio Gregório, precisamente na Aldeia Yawanawa Nova Esperança, vem acontecendo o FESTIVAL YAWA, o primeiro festival indígena do estado do Acre e possivelmente de toda a nossa Região. Este que representa a história de luta de nosso povo, e o resgate cultural da nossa tradicionalidade, da nossa essência. Anfitrião dos Festivais Indígenas do nosso estado e que colaborou para a expansão das Culturas Tradicionais mundo afora.

O intuito do Festival Yawa, desde o início, além do fortalecimento cultural, era de juntar nossas comunidades para celebrarmos juntos a história de nosso povo.

O Festival cresceu e já tem 16 edições desta festa cultural Yawanawa. Esse ano seria a 17° edição, mas em consenso familiar decidimos NÃO REALIZAR o Festival Yawa este ano de 2018. Temos uma demanda grande de trabalhos comunitários e realização de ações de alguns projetos em andamento, por esse motivo não teremos muito tempo para a produção do Festival.

Vamos nos ORGANIZAR internamente para oferecermos um lindo Festival em 2019, com a força e ao mesmo tempo com as diferenças abundantes que a floresta oferece…

Agradecemos a compreensão de todos.

Att
Biraci Jr Iskû Kua
Coordenador Festival Yawa

O FESTIVAL YAWA

"Um Marco na história da Amazônia!"

Em 2002, como parte da nossa luta pela revitalização da nossa cultura, massacrada pela colonização do passado, reunimos todo o nosso Povo a aldeia Nova Esperança e durante uma semana relembramos nossas danças, nossos cantos, nossas brincadeiras, nossas comidas tradicionais e nossos rituais.

A partir daí, todos os anos, nos reunimos, nos firmamos com a nossa cultura, com a nossa espiritualidade e convidamos outros parentes de outros Povos e amigos para, junto com o Povo Yawanawá, celebrarmos as nossas tradições, com a energia e a força da nossa floresta.

Durante o nosso Festival acontecem várias atividades, como as danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, muitas brincadeiras da nossa tradição… E rituais de Uni e Rumê (cipó e rapé) com os pajés Yawanawa.

Também como parte da programação do nosso Festival são servidas comidas da Culinária Tradicional Yawanawá, exposições dos Artesanatos da aldeia e Pinturas Corporais com os Kenes Yawanawás.

É ainda durante o nosso festival que promovemos o intercâmbio entre outros povos, nossos convidados.

Para isso, cedemos um espaço para que façam apresentações com suas músicas e danças.

INSCRIÇÕES

Participe do Festival Yawa 2019