EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Aldeia Sagrada

A Aldeia Sagrada é o santuário ancestral do povo Yawanawá, desde o tempo em que todo o povo vivia unido em uma só aldeia. É lá o cemitério sagrado onde jazem os grandes pajés e lideranças do nosso povo. Foi na Aldeia Sagrada onde se deu o primeiro contato com a sociedade ocidental, e o início da era de repressão por parte dos missionários, e da escravização para exploração da borracha.

Décadas depois, quando reconquistamos os direitos à nossa terra, deixamos de viver na Aldeia Sagrada para abrir novas aldeias e recomeçar a escrever a nossa história. Houve a retomada da cultura, dos costumes e da espiritualidade. Hoje, estamos vivendo um novo tempo.

 

“Estamos vivendo um novo tempo. Tempo do perdão. Tempo do amor. Tempo da espiritualidade. É tempo do homem voltar para a sua origem. Para a terra. O nosso coração. Saber amar uns aos outros. Saber se respeitar. Buscar alianças, se solidarizar. É esse o momento.”

Yawarani Yawanawá

 

 

Hoje, a Aldeia Sagrada é um local de busca e formação espiritual, e o acesso só é permitido em tempos de rezos e dietas. A terra é abençoada com solo fértil e rica biodiversidade, incluindo um grande jardim de plantas medicinais da nossa ancestralidade.

Esse espaço dedicado exclusivamente à espiritualidade oferece a toda a comunidade e aos visitantes a possibilidade de uma imersão profunda no universo Yawanawá, dentro de nosso território sagrado.

“Queremos convidar nossos amigos do mundo inteiro para nos reunirmos na verdadeira terra dos nossos ancestrais.” – Biraci Nixiwaka Brasil

 

Atualmente estamos buscando recursos para a ampliação do Centro Cerimonial da Aldeia Sagrada. Além da reforma do kupixawa, o projeto prevê a construção de duas casas na árvore para receber os Yawanawa e visitantes em retiros e dietas; a ampliação da cozinha e refeitório, a construção de novos banheiros e chuveiros, e a instalação de um sistema de energia solar para substituir o atual gerador a diesel.

 

Para saber mais sobre o projeto Aldeia Sagrada e como você pode ajudar, entre em contato:

aldeiasagrada.yawanawa@gmail.com